A formação deve ser assumida como um investimento nas empresas e nos recursos humanos, pois só desta forma terá a utilidade pretendida e atingirá os objectivos definidos.
O Código do Trabalho (Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro) obriga o empregador a assegurar formação aos trabalhadores em pelo menos em 40 horas anuais.
Por outro lado, o Regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho (Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro, alterada pela Lei n.º 3/2014, de 28 de Janeiro), obriga o empregador a disponibilizar formação adequada em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho, que habilite os trabalhadores a prevenir os riscos associados à respectiva actividade e os representantes dos trabalhadores a exercer de modo competente as respectivas funções.
Com o objectivo de dar resposta a estas necessidades a SESAG, S.A. dispõe de uma oferta formativa diversificada, nos formatos Intra-empresa (à medida*) e Inter-empresa (nas instalações da SESAG, S.A.).
Plano de Formação não financiada – Área de SST
Data: A definir
Horário: 9h às 13h e das 14h às 18h
Objectivos: Identificar os tipos de plataformas elevatórias e suas funcionalidades; Executar operações de movimentação, manobra e operação de plataformas de acordo com as regras e normas estabelecidas.
Destinatários: Trabalhadores que, habitualmente, manobrem equipamentos de movimentação e elevação de cargas ou pessoas, com necessidades formativas em matéria de segurança na utilização dos mesmos.
Conteúdo programático: Introdução às plataformas elevatórias; Análise aos postos de trabalho; Regras de circulação de plataformas elevatórias; Sistemas de segurança; Procedimentos de segurança; Equipamentos necessários; Pontos de ancoragem; Estabilidade dos equipamentos; Prática simulada.
Certificação: Atribuição de Certificado de Formação
Data: A definir
Horário: 9h às 13h e das 14h às 18h
Objectivos: Conhecer a prevenção dos Acidentes de Trabalho e respectivo Enquadramento Legal; Sensibilizar os participantes para a adopção de procedimentos de trabalho seguros, nos locais de trabalho.
Destinatários: Trabalhadores, em geral.
Conteúdo programático: Organização dos Serviços Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho; Acidentes de Trabalho; Agentes Físicos: Ruído; Iluminação; Ambiente Térmico; Agentes Químicos; Incêndios; Equipamento de Protecção Individual; Equipamentos de Trabalho; Sinalização de Segurança.
Certificação: Atribuição de Certificado de Formação
Data: A definir
Horário: 9h às 13h e das 14h às 17h
Objectivos: Esta acção pretende difundir conhecimentos gerais de primeiro socorro devendo o formando no final da acção de formação ser capaz de identificar as situações e executar as técnicas de primeiros socorros adequadas, que visem a estabilização da situação de uma vítima até à chegada dos meios de socorro.
Destinatários: Trabalhadores que integrem equipas de emergência nas empresas; Público em geral.
Conteúdo programático: 1 - Apresentação; 2 - SIEM – Sistema Integrado de emergência Médica; 3 - Princípios Básicos; 4 - Quatro Passos em Primeiros Socorros; 5 - Suporte Básico de Vida; 6 - Hemorragias; 7 - Feridas; 8 - Queimaduras; 9 - Avaliação e encerramento da acção.
Certificação: Atribuição de Certificado de Formação e Cartão de Socorrista (válido por 3 anos)
Data: A definir
Horário: 9h às 13h e das 14h às 18h
Objectivos: Esta acção pretende difundir conhecimentos gerais de primeiro socorro devendo o formando no final da acção de formação ser capaz de identificar as situações e executar as técnicas de primeiros socorros adequadas, que visem a estabilização da situação de uma vítima até à chegada dos meios de socorro.
Destinatários: Trabalhadores que integrem equipas de emergência nas empresas; Público em geral.
Conteúdo programático: 1 - Apresentação; 2 - SIEM – Sistema Integrado de emergência Médica; 3 - Princípios Básicos; 4 - Quatro Passos em Primeiros Socorros; 5 - Suporte Básico de Vida; 6 - Hemorragias; 7 - Feridas; 8 - Queimaduras; 9 - Avaliação e encerramento da acção.
Certificação: Atribuição de Certificado de Formação
Data: A definir
Horário: A definir
Objectivos: Promover comportamentos seguros e a correcta utilização dos equipamentos de trabalho e protecção e fomentar o interesse e a cooperação dos trabalhadores na acção preventiva; Promover, em particular, as actuações de prevenção básicas, tais como a ordem, limpeza, a sinalização, a manutenção e garantir a sua continuação e controlo; Colaborar na avaliação e controlo de riscos gerais e específicos da empresa; Saber actuar em caso de emergência e primeiros socorros; Cooperar com os serviços de Prevenção.
Destinatários: Empregadores e/ou Trabalhadores de empresas até nove trabalhadores, cuja actividade não seja de risco elevado, que pretendam vir a desempenhar funções de segurança no trabalho, de nível básico; Empregadores e/ou Trabalhadores representantes do empregador para o acompanhamento dos serviços externos ou internos.
Conteúdo programático: Segurança e Saúde no Trabalho; Riscos Gerais e a sua Prevenção; Elementos Básicos de Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais; Riscos Específicos e a sua Prevenção.
Certificação: Atribuição de Certificado de Formação
Habilitações mínimas para frequência: 9.º ano de escolaridade
Data: A definir
Horário: 9h às 13h e das 14h às 18h
Objectivos: Adoptar uma atitude preventiva face aos riscos de trabalho e consequente redução de quebras, através de técnicas correctas de condução e manobra de equipamentos de elevação e movimentação de cargas.
Destinatários: Trabalhadores que, habitualmente, manobrem equipamentos de movimentação e elevação de cargas, com necessidades formativas em matéria de segurança na utilização dos mesmos.
Conteúdo programático: Princípios gerais e definições; Movimentação e elevação mecânica de cargas; Regras de segurança na utilização de equipamentos de elevação e movimentação de cargas: empilhadores; Procedimentos gerais de segurança; Exercícios práticos; Exercício de avaliação.
Certificação: Atribuição de Certificado de Formação
Data: A definir
Horário: 9h às 13h e das 14h às 18h
Objectivos: Conhecer as regras de segurança; Identificar e anular os principais riscos; Manobrar e conduzir os equipamentos com segurança, respeitando as normas de Segurança no Trabalho.
Destinatários: Trabalhadores que, habitualmente, manobrem equipamentos de movimentação e elevação de cargas, com necessidades formativas em matéria de segurança na utilização dos mesmos.
Conteúdo programático: Tipologia e características das pontes rolantes; Distâncias de segurança; Regras de movimentação de cargas; Manutenção e inspecção obrigatória nas pontes rolantes; Ponto de equilíbrio de vários volumes e peso máximo; Utilização de vários tipos de volumes nas manobras de carga e descarga; Pratica simulada.
Certificação: Atribuição de Certificado de Formação
Data: A definir
Horário: A definir
Objectivos: Preparar os formandos para actuar em caso de emergência, de forma a responder rapidamente e numa fase precoce a um eventual sinistro de incêndio.
Destinatários: Trabalhadores, em geral.
Conteúdo programático: Fenomenologia da combustão/Classes de fogos; Extintores/Agentes extintores; Sinalização e iluminação de segurança e informação; Noções de combate a incêndios; Combate a incêndios c/ extintores.
Certificação: Atribuição de Certificado de Formação
Data: A definir
Horário: A definir
Objectivos: No final da acção os participantes deverão ser capazes de desempenhar as suas funções laborais com base em medidas de segurança e higiene do trabalho, de modo a minimizar riscos, acidentes de trabalho e doenças profissionais devido a factores ergonómicos.
Destinatários: Trabalhadores de armazém, cargas e descargas, entregas e trabalhadores em geral.
Conteúdo programático: Ergonomia Conceito de ergonomia e sua importância; Posturas de trabalho; Principais riscos ergonómicos nos postos de trabalho; Lesões de esforço repetido; Medidas de prevenção contra os riscos ergonómicos Movimentação manual de cargas Factores de risco; Movimentação de cargas; Fisiologia da coluna; Medidas de prevenção e protecção Armazenagem Principais riscos; Regras gerais na armazenagem de produtos; Medidas de prevenção.
Certificação: Atribuição de Certificado de Formação
Data: A definir
Horário: A definir
Objectivos: Dotar os manipuladores e outros colaboradores afectos ao sistema HACCP com os conhecimentos necessários, para uma implementação eficaz do sistema preventivo de Segurança Alimentar, cumprindo os requisitos legais.
Destinatários: Operadores das empresas do sector alimentar, nomeadamente: Hotelaria, Restauração, Estabelecimentos de bebidas, Comércio e Indústria Alimentar.
Conteúdo programático Módulo 1 - Higiene e Segurança Alimentar: 1. Abordagem à Segurança e Higiene Alimentar; 2. Definição de perigos alimentares, tipos e fontes de contaminação; 3. Noções gerais do Sistema HACCP; 4. Boas práticas de: 4.1 Higiene e Saúde pessoal; 4.2 Limpeza e desinfecção; 4.3 Controlo de pragas e de gestão dos resíduos; 4.4 Recepção e armazenamento de matérias-primas; 4.5 Preparação, confecção e acondicionamento de produtos alimentares; 4.6 Rastreabilidade.
Conteúdo programático Módulo 2 - Metodologia CHAC: Higiene; Preparação e confecção; Arrefecimento; Contaminação cruzada; Registos; Gestão.
Certificação: Atribuição de Certificado de Formação
Nota: A frequência dos dois módulos que fazem parte deste curso de formação, permite a implementação, no estabelecimento (desde que micro ou pequena empresa), do sistema HACCP.
Para os formandos que já tiverem frequentado formação em HACCP, apenas se torna necessária a inscrição no módulo 2 (Metodologia CHAC).
Data: A definir
Horário: 9h às 13h e das 14h às 17h
Objectivos: Dotar os participantes com conhecimentos e competências necessárias em matéria de prevenção e de segurança no que respeita ao contacto com produtos susceptíveis de conter amianto.
Destinatários: Técnicos/Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho; Coordenadores de Segurança em Obra; Operadores ou Trabalhadores que efectuem remoção de amianto/fibrocimento.
Conteúdo programático: Módulo 1 - Introdução ao Amianto: O que é o Amianto; Propriedades do Amianto; Actividades que podem envolver a manipulação de Amianto; Consequências da exposição; Doenças profissionais; Vias de exposição; Princípios gerais de minimização da exposição; Módulo 2 - Trabalhos com amianto: Trabalhos com baixo nível de exposição; Trabalhos com amianto de notificação obrigatória; Trabalhos com Amianto notificáveis; Funcionamento da zona confinada; Unidade de descontaminação; Remoção controlada a seco; Encapsulamento e confinamento; Remoção de resíduos; Limpeza e operações finais; Avaliação de riscos e Plano de trabalhos; Módulo 3 - Requisitos legais de remoção e outros requisitos: Condições e exigências legais para a remoção do amianto; Resíduos; Informação e formação; Equipamento de Protecção; Procedimento em caso de emergência; Vigilância médica; Conclusão e esclarecimento de dúvidas.
Certificação: Atribuição de Certificado de Formação
Nota: Este curso permite cumprir os requisitos de formação dos colaboradores para instrução do processo de remoção de amianto/fibrocimento junto da ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho.
*A SESAG, S.A. efectua, gratuitamente, o diagnóstico de necessidades de formação e desenvolve as acções formativas que mais se adequam às reais necessidades de cada perfil empresarial.
Plano de Formação não financiada – Área Comportamental
Data: A definir
Horário: 9h às 13h e das 14h às 18h
Objectivos: Compreender que a Qualidade nos Serviços é imprescindível para o sucesso de qualquer empresa; Desenvolver atitudes, comportamentos e uma comunicação agradável e dinâmica, na interacção com o público, através do contacto telefónico ou presencial
Destinatários: Responsáveis pelo atendimento ao público; Vendedores/as; Recepcionistas; Telefonistas; Secretárias/os, entre outros.
Conteúdo Programático: 1.Etapas do atendimento - 1.1.Acolhimento: 1.1.1.Diferentes tipos de contextos; 1.1.2.Diferentes tipos de públicos; 1.1.3.Características essenciais do atendedor; 1.1.4.Aspectos comunicacionais verbais e não-verbais; 1.1.5.Escuta activa; 1.1.6.Alinhamento com o contexto organizacional; 1.1.7.Resolução/Encaminhamento; 1.1.8.Despedida. 2.Regras do atendimento presencial e telefónico - 2.1.Códigos de comunicação verbal e/ou não verbal nos diferentes contextos de atendimento; 2.2. Facilitadores de comunicação.
Data: A definir
Horário: A definir
Objectivos: Promover competências pessoais, emocionais e profissionais, facilitadoras do conhecimento e do desenvolvimento de cada participante, da definição de objectivos, da concretização de metas, usando a inteligência emocional, aplicada à acção e à atitude de líder de si próprio. No caso de equipas, para a gestão e desenvolvimento de uma equipa eficaz, coesa, com foco na tarefa e na componente sócio-afectiva; Aferir hábitos ineficazes e estabelecer estratégias para a mudança de atitudes, melhorando a organização e o compromisso de cada um dentro de uma equipa/empresa.
Destinatários: Profissionais e colaboradores dos vários sectores, munidos de vontade de conhecimento e de melhoria contínua, de modo a fortalecer hábitos pessoais e profissionais, que permitam uma cada vez melhor inserção nos objectivos/valores da empresa, enquadrada no desenvolvimento do próprio profissional enquanto ser humano.
Conteúdo Programático: Percepção e realidade; O que sentimos e como comunicamos; Emoções e sentimentos; O corpo fala; O que é comunicar; Tipos de comunicação; O poder da comunicação; Barreiras à comunicação; Condições facilitadoras da comunicação; Auto-estima no processo da comunicação; Escuta activa; Estilos de comunicação/comportamentos; Comunicar com assertividade; Comportamento assertivo: desenvolvimento da assertividade.
Data: A definir
Horário: A definir
Objectivos: Promover competências pessoais, emocionais e profissionais, facilitadoras do conhecimento e do desenvolvimento de cada participante, da definição de objectivos, da concretização de metas, usando a inteligência emocional, aplicada à acção e à atitude de líder de si próprio. No caso de equipas, para a gestão e desenvolvimento de uma equipa eficaz, coesa, com foco na tarefa e na componente sócio-afectiva; Aferir hábitos ineficazes e estabelecer estratégias para a mudança de atitudes, melhorando a organização e o compromisso de cada um dentro de uma equipa/empresa.
Destinatários: Profissionais e colaboradores dos vários sectores, munidos de vontade de conhecimento e de melhoria contínua, de modo a fortalecer hábitos pessoais e profissionais, que permitam uma cada vez melhor inserção nos objectivos/valores da empresa, enquadrada no desenvolvimento do próprio profissional enquanto ser humano.
Conteúdo Programático: Conceitos e fundamentos; Evolução do marketing ao longo dos tempos; Variáveis do mercado; A pirâmide de Maslow; Objectivos do marketing; A óptica da produção; A óptica da venda; Evolução do marketing e do plano de marketing; Futuro? O marketing do vendedor; Respostas para vender mais; Tipos de negociação; Atingir objectivos; Atitude positiva; O caso de sucesso do vendedor; Vendedor à prova de fogo; Lições de vida - um caso de sucesso empreendedor; Hábitos eficazes; Êxito pessoal.
Data: A definir
Horário: A definir
Objectivos: Promover competências pessoais, emocionais e profissionais, facilitadoras do conhecimento e do desenvolvimento de cada participante, da definição de objectivos, da concretização de metas, usando a inteligência emocional, aplicada à acção e à atitude de líder de si próprio. No caso de equipas, para a gestão e desenvolvimento de uma equipa eficaz, coesa, com foco na tarefa e na componente sócio-afectiva; Aferir hábitos ineficazes e estabelecer estratégias para a mudança de atitudes, melhorando a organização e o compromisso de cada um dentro de uma equipa/empresa.
Destinatários: Profissionais e colaboradores dos vários sectores, munidos de vontade de conhecimento e de melhoria contínua, de modo a fortalecer hábitos pessoais e profissionais, que permitam uma cada vez melhor inserção nos objectivos/valores da empresa, enquadrada no desenvolvimento do próprio profissional enquanto ser humano.
Conteúdo Programático: Conhecimento, atitudes e capacidades; As capacidades técnicas; As capacidades humano/emocionais - Soft Skills; O trabalho ético, a atitude, a capacidade de comunicação, a inteligência emocional; Ter sucesso é ser feliz e ser feliz é ter sucesso! Auto imagem: autoconceito positivo e negativo; Auto estima: necessidades básicas; aumentar a auto estima; ser capaz; confiança; Marketing pessoal; Lidar com as emoções: emoções positivas e negativas; Propósito de vida; fazer/ser/ter; Motivação; Valores: o que me move? Objectivos (SMART) e metas; Auto realização; exemplo de transformação; O perdão; Lutos e perdas; Enfrentar stress, dor, doença; Crenças: limitadoras e potenciadoras; Empatia e inteligência emocional; Mindfulness; a atenção plena.
Data: A definir
Horário: A definir
Objectivos: Promover competências pessoais, emocionais e profissionais, facilitadoras do conhecimento e do desenvolvimento de cada participante, da definição de objectivos, da concretização de metas, usando a inteligência emocional, aplicada à acção e à atitude de líder de si próprio. No caso de equipas, para a gestão e desenvolvimento de uma equipa eficaz, coesa, com foco na tarefa e na componente sócio-afectiva; Aferir hábitos ineficazes e estabelecer estratégias para a mudança de atitudes, melhorando a organização e o compromisso de cada um dentro de uma equipa/empresa.
Destinatários: Profissionais e colaboradores dos vários sectores, munidos de vontade de conhecimento e de melhoria contínua, de modo a fortalecer hábitos pessoais e profissionais, que permitam uma cada vez melhor inserção nos objectivos/valores da empresa, enquadrada no desenvolvimento do próprio profissional enquanto ser humano.
Conteúdo Programático: A evolução da psicologia e o transpessoal; Psicologia para o novo milénio; Introdução à psicologia transpessoal; Quem sou? Apresentação estrela; A sombra: conseguimos reconhecê-las? Os nossos ciclos vitais; A nossa criança interior; O inconsciente; A personalidade; Felicidade e relacionamento; Técnicas: Mapa de estrutura pessoal; técnica 40 respirações; meditação da compaixão.
Data: A definir
Horário: A definir
Objectivos: Promover competências pessoais, emocionais e profissionais, facilitadoras do conhecimento e do desenvolvimento de cada participante, da definição de objectivos, da concretização de metas, usando a inteligência emocional, aplicada à acção e à atitude de líder de si próprio. No caso de equipas, para a gestão e desenvolvimento de uma equipa eficaz, coesa, com foco na tarefa e na componente sócio-afectiva; Aferir hábitos ineficazes e estabelecer estratégias para a mudança de atitudes, melhorando a organização e o compromisso de cada um dentro de uma equipa/empresa.
Destinatários: Profissionais e colaboradores dos vários sectores, munidos de vontade de conhecimento e de melhoria contínua, de modo a fortalecer hábitos pessoais e profissionais, que permitam uma cada vez melhor inserção nos objectivos/valores da empresa, enquadrada no desenvolvimento do próprio profissional enquanto ser humano.
Conteúdo Programático: Coaching e valores: o que são valores? O valor dos valores; Atitudes, cultura e comportamento; A formação dos valores; A conexão do stress; O modelo triaxial; O jogo dos valores; O cerne do Coaching por valores; O alinhamento dos valores: resultados positivos na nossa vida; Incongruência dos valores: resultados negativos; Tomada de consciência: acção e resultados; Valores na nova era.
Data: A definir
Horário: A definir
Objectivos: Promover competências pessoais, emocionais e profissionais, facilitadoras do conhecimento e do desenvolvimento de cada participante, da definição de objectivos, da concretização de metas, usando a inteligência emocional, aplicada à acção e à atitude de líder de si próprio. No caso de equipas, para a gestão e desenvolvimento de uma equipa eficaz, coesa, com foco na tarefa e na componente sócio-afectiva; Aferir hábitos ineficazes e estabelecer estratégias para a mudança de atitudes, melhorando a organização e o compromisso de cada um dentro de uma equipa/empresa.
Destinatários: Profissionais e colaboradores dos vários sectores, munidos de vontade de conhecimento e de melhoria contínua, de modo a fortalecer hábitos pessoais e profissionais, que permitam uma cada vez melhor inserção nos objectivos/valores da empresa, enquadrada no desenvolvimento do próprio profissional enquanto ser humano.
Conteúdo Programático: Expectativas e objectivos do Coaching; História do Coaching; O que é o Coaching, como se operacionaliza, benefícios; O que faz um Coach - recursos internos, skills e habilidades; Diferença entre Coaching e outras abordagens, como mentoring, aconselhamento, terapia, formação, consultoria, ensino; Os diferentes tipos de Coaching; A roda da vida e outros métodos - princípios e operacionalização; Grau de satisfação no estado actual e no estado desejado; Walk the Talk e as características dos Action Steps; Paralelismo com o modelo Grow; As perguntas em Coaching; Rapport; construir e manter a confiança; Linguagem verbal e não-verbal, sincronização; A metáfora e o significado simbólico; Crenças; como funcionam as crenças; Crenças potenciadoras e crenças limitantes; Âncoras diárias; Talentos e características de um Coach profissional - integridade, ética profissional, respeito pelo cliente, honestidade, confiança, competência; Observar de forma sistémica e conectiva; Principais modelos de Coaching: Coaching ontológico; Estudos integrais (Ken Wilber); Inner game e Coaching coactivo (Laura Whitworth, Timothy Gallwey e John Whitmore); Psicologia positiva; Programação neuro linguística (John Grinder e Richard Bandler).
Os benefícios da meditação na saúde são inúmeros. A sua prática cria um impacto biológico favorável, pois incrementa a imunidade, diminui os níveis de inflamação, aumenta a controlo emociona. A Meditação e o Mindfulness, contribuem para a libertação do apego a pensamentos e emoções, ajudando a atingir um melhor equilíbrio emocional e automaticamente, o bem-estar. É considerada uma fonte de sabedoria e de cura interior. Fortalece o bem-estar físico, emocional e mental; Desperta a essência e a força interior; Desbloqueia medos e inseguranças; Aliviar o stress e a ansiedade; Preenche um vazio emocional.
Duração: 6,5 hData: A definir
Horário: A definir
Objectivos: Aprender a manter a consciência no momento, o que contribui para a libertação do apego a crenças, emoções e pensamentos, de modo a atingir um bem-estar e um maior equilíbrio emocional. Atingir mais segurança e felicidade na nossa vida; Ajudar-nos a melhor observar e compreender, a encarar as nossas emoções e a influência que exercem em nós, no nosso comportamento, nos nossos impulsos. A quem se destina: a todos os adultos que queiram usufruir dos benefícios da meditação, através da abertura da mente a níveis de consciência mais profundos, com o objectivo de atingir paz interior, equilíbrio e serenidade.
Destinatários: Profissionais e colaboradores dos vários sectores, munidos de vontade de conhecimento e de melhoria contínua, de modo a fortalecer hábitos pessoais e profissionais, que permitam uma cada vez melhor inserção nos objectivos/valores da empresa, enquadrada no desenvolvimento do próprio profissional enquanto ser humano.
Data: A definir
Horário: A definir, com lanche incluído
Data: A definir
Horário: A definir
Conteúdo Programático: Princípios de uma alimentação saudável; Como SER consciente na alimentação; Como ESTAR em equilíbrio; Como EDUCAR e GERIR as emoções; Como desenvolver uma relação mais consciente com a alimentação; Como diferenciar a fome física e a fome emocional; Aprender Técnicas de Meditação e Mindfulness na Alimentação; Preparar snacks e dicas de refeições e ingredientes para preencher a fome emocional; No final do workshop, momento de partilha na apreciação dos pratos confeccionados! Sem açúcares, farinhas processadas ou gorduras saturadas.
Data: A definir
Horário: A definir