A formação deve ser assumida como um investimento nas empresas e nos recursos humanos, pois só desta forma terá a utilidade pretendida e atingirá os objectivos definidos.

O Código do Trabalho (Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro)  obriga o empregador a assegurar formação aos trabalhadores em pelo menos em 40 horas anuais.

Por outro lado, o Regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho (Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro, alterada pela Lei n.º 3/2014, de 28 de Janeiro), obriga o empregador a disponibilizar formação adequada em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho, que habilite os trabalhadores a prevenir os riscos associados à respectiva actividade e os representantes dos trabalhadores a exercer de modo competente as respectivas funções.

Com o objectivo de dar resposta a estas necessidades a SESAG, S.A. dispõe de uma oferta formativa diversificada, nos formatos Intra-empresa (à medida*) e Inter-empresa (nas instalações da SESAG, S.A.).

Plano de Formação não financiada – Área de SST

Duração: 8 horas

Data: A definir

Horário: 9h às 13h e das 14h às 18h

Objectivos: Identificar os tipos de plataformas elevatórias e suas funcionalidades; Executar operações de movimentação, manobra e operação de plataformas de acordo com as regras e normas estabelecidas.

Destinatários: Trabalhadores que, habitualmente, manobrem equipamentos de movimentação e elevação de cargas ou pessoas, com necessidades formativas em matéria de segurança na utilização dos mesmos.

Conteúdo programático: Introdução às plataformas elevatórias; Análise aos postos de trabalho; Regras de circulação de plataformas elevatórias; Sistemas de segurança; Procedimentos de segurança; Equipamentos necessários; Pontos de ancoragem; Estabilidade dos equipamentos; Prática simulada.

Certificação: Atribuição de Certificado de Formação

Duração: 8 horas

Data: A definir

Horário: 9h às 13h e das 14h às 18h

Objectivos: Conhecer a prevenção dos Acidentes de Trabalho e respectivo Enquadramento Legal; Sensibilizar os participantes para a adopção de procedimentos de trabalho seguros, nos locais de trabalho.

Destinatários: Trabalhadores, em geral.

Conteúdo programático: Organização dos Serviços Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho; Acidentes de Trabalho; Agentes Físicos: Ruído; Iluminação; Ambiente Térmico; Agentes Químicos; Incêndios; Equipamento de Protecção Individual; Equipamentos de Trabalho; Sinalização de Segurança.

Certificação: Atribuição de Certificado de Formação

Duração: 7 horas

Data: A definir

Horário: 9h às 13h e das 14h às 17h

Objectivos: Esta acção pretende difundir conhecimentos gerais de primeiro socorro devendo o formando no final da acção de formação ser capaz de identificar as situações e executar as técnicas de primeiros socorros adequadas, que visem a estabilização da situação de uma vítima até à chegada dos meios de socorro.

Destinatários: Trabalhadores que integrem equipas de emergência nas empresas; Público em geral.

Conteúdo programático: 1 - Apresentação; 2 - SIEM – Sistema Integrado de emergência Médica; 3 - Princípios Básicos; 4 - Quatro Passos em Primeiros Socorros; 5 - Suporte Básico de Vida; 6 - Hemorragias; 7 - Feridas; 8 - Queimaduras; 9 - Avaliação e encerramento da acção.

Certificação: Atribuição de Certificado de Formação e Cartão de Socorrista (válido por 3 anos)

Duração: 8 horas

Data: A definir

Horário: 9h às 13h e das 14h às 18h

Objectivos: Esta acção pretende difundir conhecimentos gerais de primeiro socorro devendo o formando no final da acção de formação ser capaz de identificar as situações e executar as técnicas de primeiros socorros adequadas, que visem a estabilização da situação de uma vítima até à chegada dos meios de socorro.

Destinatários: Trabalhadores que integrem equipas de emergência nas empresas; Público em geral.

Conteúdo programático: 1 - Apresentação; 2 - SIEM – Sistema Integrado de emergência Médica; 3 - Princípios Básicos; 4 - Quatro Passos em Primeiros Socorros; 5 - Suporte Básico de Vida; 6 - Hemorragias; 7 - Feridas; 8 - Queimaduras; 9 - Avaliação e encerramento da acção.

Certificação: Atribuição de Certificado de Formação

Duração: 39 horas

Data: A definir

Horário: A definir

Objectivos: Promover comportamentos seguros e a correcta utilização dos equipamentos de trabalho e protecção e fomentar o interesse e a cooperação dos trabalhadores na acção preventiva; Promover, em particular, as actuações de prevenção básicas, tais como a ordem, limpeza, a sinalização, a manutenção e garantir a sua continuação e controlo; Colaborar na avaliação e controlo de riscos gerais e específicos da empresa; Saber actuar em caso de emergência e primeiros socorros; Cooperar com os serviços de Prevenção.

Destinatários: Empregadores e/ou Trabalhadores de empresas até nove trabalhadores, cuja actividade não seja de risco elevado, que pretendam vir a desempenhar funções de segurança no trabalho, de nível básico; Empregadores e/ou Trabalhadores representantes do empregador para o acompanhamento dos serviços externos ou internos.

Conteúdo programático: Segurança e Saúde no Trabalho; Riscos Gerais e a sua Prevenção; Elementos Básicos de Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais; Riscos Específicos e a sua Prevenção.

Certificação: Atribuição de Certificado de Formação

Habilitações mínimas para frequência: 9.º ano de escolaridade

Duração: 8 horas

Data: A definir

Horário: 9h às 13h e das 14h às 18h

Objectivos: Adoptar uma atitude preventiva face aos riscos de trabalho e consequente redução de quebras, através de técnicas correctas de condução e manobra de equipamentos de elevação e movimentação de cargas.

Destinatários: Trabalhadores que, habitualmente, manobrem equipamentos de movimentação e elevação de cargas, com necessidades formativas em matéria de segurança na utilização dos mesmos.

Conteúdo programático: Princípios gerais e definições; Movimentação e elevação mecânica de cargas; Regras de segurança na utilização de equipamentos de elevação e movimentação de cargas: empilhadores; Procedimentos gerais de segurança; Exercícios práticos; Exercício de avaliação.

Certificação: Atribuição de Certificado de Formação

Duração: 8 horas

Data: A definir

Horário: 9h às 13h e das 14h às 18h

Objectivos: Conhecer as regras de segurança; Identificar e anular os principais riscos; Manobrar e conduzir os equipamentos com segurança, respeitando as normas de Segurança no Trabalho.

Destinatários: Trabalhadores que, habitualmente, manobrem equipamentos de movimentação e elevação de cargas, com necessidades formativas em matéria de segurança na utilização dos mesmos.

Conteúdo programático: Tipologia e características das pontes rolantes; Distâncias de segurança; Regras de movimentação de cargas; Manutenção e inspecção obrigatória nas pontes rolantes; Ponto de equilíbrio de vários volumes e peso máximo; Utilização de vários tipos de volumes nas manobras de carga e descarga; Pratica simulada.

Certificação: Atribuição de Certificado de Formação

Duração: 4 horas

Data: A definir

Horário: A definir

Objectivos: Preparar os formandos para actuar em caso de emergência, de forma a responder rapidamente e numa fase precoce a um eventual sinistro de incêndio.

Destinatários: Trabalhadores, em geral.

Conteúdo programático: Fenomenologia da combustão/Classes de fogos; Extintores/Agentes extintores; Sinalização e iluminação de segurança e informação; Noções de combate a incêndios; Combate a incêndios c/ extintores.

Certificação: Atribuição de Certificado de Formação

Duração: 4 horas

Data: A definir

Horário: A definir

Objectivos: No final da acção os participantes deverão ser capazes de desempenhar as suas funções laborais com base em medidas de segurança e higiene do trabalho, de modo a minimizar riscos, acidentes de trabalho e doenças profissionais devido a factores ergonómicos.

Destinatários: Trabalhadores de armazém, cargas e descargas, entregas e trabalhadores em geral.

Conteúdo programático: Ergonomia Conceito de ergonomia e sua importância; Posturas de trabalho; Principais riscos ergonómicos nos postos de trabalho; Lesões de esforço repetido; Medidas de prevenção contra os riscos ergonómicos Movimentação manual de cargas Factores de risco; Movimentação de cargas; Fisiologia da coluna; Medidas de prevenção e protecção Armazenagem Principais riscos; Regras gerais na armazenagem de produtos; Medidas de prevenção.

Certificação: Atribuição de Certificado de Formação

Duração: 12 horas (Módulo 1) + 10 horas (Módulo 2)

Data: A definir

Horário: A definir

Objectivos: Dotar os manipuladores e outros colaboradores afectos ao sistema HACCP com os conhecimentos necessários, para uma implementação eficaz do sistema preventivo de Segurança Alimentar, cumprindo os requisitos legais.

Destinatários: Operadores das empresas do sector alimentar, nomeadamente: Hotelaria, Restauração, Estabelecimentos de bebidas, Comércio e Indústria Alimentar.

Conteúdo programático Módulo 1 - Higiene e Segurança Alimentar: 1. Abordagem à Segurança e Higiene Alimentar; 2. Definição de perigos alimentares, tipos e fontes de contaminação; 3. Noções gerais do Sistema HACCP; 4. Boas práticas de: 4.1 Higiene e Saúde pessoal; 4.2 Limpeza e desinfecção; 4.3 Controlo de pragas e de gestão dos resíduos; 4.4 Recepção e armazenamento de matérias-primas; 4.5 Preparação, confecção e acondicionamento de produtos alimentares; 4.6 Rastreabilidade.

Conteúdo programático Módulo 2 - Metodologia CHAC: Higiene; Preparação e confecção; Arrefecimento; Contaminação cruzada; Registos; Gestão.

Certificação: Atribuição de Certificado de Formação

Nota: A frequência dos dois módulos que fazem parte deste curso de formação, permite a implementação, no estabelecimento (desde que micro ou pequena empresa), do sistema HACCP.

Para os formandos que já tiverem frequentado formação em HACCP, apenas se torna necessária a inscrição no módulo 2 (Metodologia CHAC).

Duração: 7 horas

Data: A definir

Horário: 9h às 13h e das 14h às 17h

Objectivos: Dotar os participantes com conhecimentos e competências necessárias em matéria de prevenção e de segurança no que respeita ao contacto com produtos susceptíveis de conter amianto.

Destinatários: Técnicos/Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho; Coordenadores de Segurança em Obra; Operadores ou Trabalhadores que efectuem remoção de amianto/fibrocimento.

Conteúdo programático: Módulo 1 - Introdução ao Amianto: O que é o Amianto; Propriedades do Amianto; Actividades que podem envolver a manipulação de Amianto; Consequências da exposição; Doenças profissionais; Vias de exposição; Princípios gerais de minimização da exposição; Módulo 2 - Trabalhos com amianto: Trabalhos com baixo nível de exposição; Trabalhos com amianto de notificação obrigatória; Trabalhos com Amianto notificáveis; Funcionamento da zona confinada; Unidade de descontaminação; Remoção controlada a seco; Encapsulamento e confinamento; Remoção de resíduos; Limpeza e operações finais; Avaliação de riscos e Plano de trabalhos; Módulo 3 - Requisitos legais de remoção e outros requisitos: Condições e exigências legais para a remoção do amianto; Resíduos; Informação e formação; Equipamento de Protecção; Procedimento em caso de emergência; Vigilância médica; Conclusão e esclarecimento de dúvidas.

Certificação: Atribuição de Certificado de Formação

Nota: Este curso permite cumprir os requisitos de formação dos colaboradores para instrução do processo de remoção de amianto/fibrocimento junto da ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho.

*A SESAG, S.A. efectua, gratuitamente, o diagnóstico de necessidades de formação e desenvolve as acções formativas que mais se adequam às reais necessidades de cada perfil empresarial.

Plano de Formação não financiada – Área Comportamental

Duração: 8 horas

Data: A definir

Horário: 9h às 13h e das 14h às 18h

Objectivos: Compreender que a Qualidade nos Serviços é imprescindível para o sucesso de qualquer empresa; Desenvolver atitudes, comportamentos e uma comunicação agradável e dinâmica, na interacção com o público, através do contacto telefónico ou presencial

Destinatários: Responsáveis pelo atendimento ao público; Vendedores/as; Recepcionistas; Telefonistas; Secretárias/os, entre outros.

Conteúdo Programático: 1.Etapas do atendimento - 1.1.Acolhimento: 1.1.1.Diferentes tipos de contextos; 1.1.2.Diferentes tipos de públicos; 1.1.3.Características essenciais do atendedor; 1.1.4.Aspectos comunicacionais verbais e não-verbais; 1.1.5.Escuta activa; 1.1.6.Alinhamento com o contexto organizacional; 1.1.7.Resolução/Encaminhamento; 1.1.8.Despedida. 2.Regras do atendimento presencial e telefónico - 2.1.Códigos de comunicação verbal e/ou não verbal nos diferentes contextos de atendimento; 2.2. Facilitadores de comunicação.

Duração: Consoante as necessidades da empresa

Data: A definir

Horário: A definir

Objectivos: Promover competências pessoais, emocionais e profissionais, facilitadoras do conhecimento e do desenvolvimento de cada participante, da definição de objectivos, da concretização de metas, usando a inteligência emocional, aplicada à acção e à atitude de líder de si próprio. No caso de equipas, para a gestão e desenvolvimento de uma equipa eficaz, coesa, com foco na tarefa e na componente sócio-afectiva; Aferir hábitos ineficazes e estabelecer estratégias para a mudança de atitudes, melhorando a organização e o compromisso de cada um dentro de uma equipa/empresa.

Destinatários: Profissionais e colaboradores dos vários sectores, munidos de vontade de conhecimento e de melhoria contínua, de modo a fortalecer hábitos pessoais e profissionais, que permitam uma cada vez melhor inserção nos objectivos/valores da empresa, enquadrada no desenvolvimento do próprio profissional enquanto ser humano.

Conteúdo Programático: Percepção e realidade; O que sentimos e como comunicamos; Emoções e sentimentos; O corpo fala; O que é comunicar; Tipos de comunicação; O poder da comunicação; Barreiras à comunicação; Condições facilitadoras da comunicação; Auto-estima no processo da comunicação; Escuta activa; Estilos de comunicação/comportamentos; Comunicar com assertividade; Comportamento assertivo: desenvolvimento da assertividade.

Duração: Consoante as necessidades da empresa

Data: A definir

Horário: A definir

Objectivos: Promover competências pessoais, emocionais e profissionais, facilitadoras do conhecimento e do desenvolvimento de cada participante, da definição de objectivos, da concretização de metas, usando a inteligência emocional, aplicada à acção e à atitude de líder de si próprio. No caso de equipas, para a gestão e desenvolvimento de uma equipa eficaz, coesa, com foco na tarefa e na componente sócio-afectiva; Aferir hábitos ineficazes e estabelecer estratégias para a mudança de atitudes, melhorando a organização e o compromisso de cada um dentro de uma equipa/empresa.

Destinatários: Profissionais e colaboradores dos vários sectores, munidos de vontade de conhecimento e de melhoria contínua, de modo a fortalecer hábitos pessoais e profissionais, que permitam uma cada vez melhor inserção nos objectivos/valores da empresa, enquadrada no desenvolvimento do próprio profissional enquanto ser humano.

Conteúdo Programático: Conceitos e fundamentos; Evolução do marketing ao longo dos tempos; Variáveis do mercado; A pirâmide de Maslow; Objectivos do marketing; A óptica da produção; A óptica da venda; Evolução do marketing e do plano de marketing; Futuro? O marketing do vendedor; Respostas para vender mais; Tipos de negociação; Atingir objectivos; Atitude positiva; O caso de sucesso do vendedor; Vendedor à prova de fogo; Lições de vida - um caso de sucesso empreendedor; Hábitos eficazes; Êxito pessoal.

Duração: Consoante as necessidades da empresa

Data: A definir

Horário: A definir

Objectivos: Promover competências pessoais, emocionais e profissionais, facilitadoras do conhecimento e do desenvolvimento de cada participante, da definição de objectivos, da concretização de metas, usando a inteligência emocional, aplicada à acção e à atitude de líder de si próprio. No caso de equipas, para a gestão e desenvolvimento de uma equipa eficaz, coesa, com foco na tarefa e na componente sócio-afectiva; Aferir hábitos ineficazes e estabelecer estratégias para a mudança de atitudes, melhorando a organização e o compromisso de cada um dentro de uma equipa/empresa.

Destinatários: Profissionais e colaboradores dos vários sectores, munidos de vontade de conhecimento e de melhoria contínua, de modo a fortalecer hábitos pessoais e profissionais, que permitam uma cada vez melhor inserção nos objectivos/valores da empresa, enquadrada no desenvolvimento do próprio profissional enquanto ser humano.

Conteúdo Programático: Conhecimento, atitudes e capacidades; As capacidades técnicas; As capacidades humano/emocionais - Soft Skills; O trabalho ético, a atitude, a capacidade de comunicação, a inteligência emocional; Ter sucesso é ser feliz e ser feliz é ter sucesso! Auto imagem: autoconceito positivo e negativo; Auto estima: necessidades básicas; aumentar a auto estima; ser capaz; confiança; Marketing pessoal; Lidar com as emoções: emoções positivas e negativas; Propósito de vida; fazer/ser/ter; Motivação; Valores: o que me move? Objectivos (SMART) e metas; Auto realização; exemplo de transformação; O perdão; Lutos e perdas; Enfrentar stress, dor, doença; Crenças: limitadoras e potenciadoras; Empatia e inteligência emocional; Mindfulness; a atenção plena.

Como ser Feliz com a Sabedoria Interior!
Orientado para a autodescoberta e para a transformação pessoal.

Descrição: É a arte de despertar a grandeza nas pessoas de um modo que honra a integridade do Ser. É uma capacidade humana e inata. É o expandir da consciência. É despertar os recursos que já existem em nós para ultrapassar determinadas situações que acontecem na nossa vida. Assumir a responsabilidade dos nossos sentimentos, do que sentimos e como sentimos a nossa vivência. Para se autodescobrir. Para se autocompreender e para se ser mais livre. Para desenvolver um olhar mais profundo e lúcido em relação a diferentes aspectos da realidade e descobrir a própria identidade pessoal.

Duração: Consoante as necessidades da empresa

Data: A definir

Horário: A definir

Objectivos: Promover competências pessoais, emocionais e profissionais, facilitadoras do conhecimento e do desenvolvimento de cada participante, da definição de objectivos, da concretização de metas, usando a inteligência emocional, aplicada à acção e à atitude de líder de si próprio. No caso de equipas, para a gestão e desenvolvimento de uma equipa eficaz, coesa, com foco na tarefa e na componente sócio-afectiva; Aferir hábitos ineficazes e estabelecer estratégias para a mudança de atitudes, melhorando a organização e o compromisso de cada um dentro de uma equipa/empresa.

Destinatários: Profissionais e colaboradores dos vários sectores, munidos de vontade de conhecimento e de melhoria contínua, de modo a fortalecer hábitos pessoais e profissionais, que permitam uma cada vez melhor inserção nos objectivos/valores da empresa, enquadrada no desenvolvimento do próprio profissional enquanto ser humano.

Conteúdo Programático: A evolução da psicologia e o transpessoal; Psicologia para o novo milénio; Introdução à psicologia transpessoal; Quem sou? Apresentação estrela; A sombra: conseguimos reconhecê-las? Os nossos ciclos vitais; A nossa criança interior; O inconsciente; A personalidade; Felicidade e relacionamento; Técnicas: Mapa de estrutura pessoal; técnica 40 respirações; meditação da compaixão.

Duração: Consoante as necessidades da empresa

Data: A definir

Horário: A definir

Objectivos: Promover competências pessoais, emocionais e profissionais, facilitadoras do conhecimento e do desenvolvimento de cada participante, da definição de objectivos, da concretização de metas, usando a inteligência emocional, aplicada à acção e à atitude de líder de si próprio. No caso de equipas, para a gestão e desenvolvimento de uma equipa eficaz, coesa, com foco na tarefa e na componente sócio-afectiva; Aferir hábitos ineficazes e estabelecer estratégias para a mudança de atitudes, melhorando a organização e o compromisso de cada um dentro de uma equipa/empresa.

Destinatários: Profissionais e colaboradores dos vários sectores, munidos de vontade de conhecimento e de melhoria contínua, de modo a fortalecer hábitos pessoais e profissionais, que permitam uma cada vez melhor inserção nos objectivos/valores da empresa, enquadrada no desenvolvimento do próprio profissional enquanto ser humano.

Conteúdo Programático: Coaching e valores: o que são valores? O valor dos valores; Atitudes, cultura e comportamento; A formação dos valores; A conexão do stress; O modelo triaxial; O jogo dos valores; O cerne do Coaching por valores; O alinhamento dos valores: resultados positivos na nossa vida; Incongruência dos valores: resultados negativos; Tomada de consciência: acção e resultados; Valores na nova era.

Duração: Consoante as necessidades da empresa

Data: A definir

Horário: A definir

Objectivos: Promover competências pessoais, emocionais e profissionais, facilitadoras do conhecimento e do desenvolvimento de cada participante, da definição de objectivos, da concretização de metas, usando a inteligência emocional, aplicada à acção e à atitude de líder de si próprio. No caso de equipas, para a gestão e desenvolvimento de uma equipa eficaz, coesa, com foco na tarefa e na componente sócio-afectiva; Aferir hábitos ineficazes e estabelecer estratégias para a mudança de atitudes, melhorando a organização e o compromisso de cada um dentro de uma equipa/empresa.

Destinatários: Profissionais e colaboradores dos vários sectores, munidos de vontade de conhecimento e de melhoria contínua, de modo a fortalecer hábitos pessoais e profissionais, que permitam uma cada vez melhor inserção nos objectivos/valores da empresa, enquadrada no desenvolvimento do próprio profissional enquanto ser humano.

Conteúdo Programático: Expectativas e objectivos do Coaching; História do Coaching; O que é o Coaching, como se operacionaliza, benefícios; O que faz um Coach - recursos internos, skills e habilidades; Diferença entre Coaching e outras abordagens, como mentoring, aconselhamento, terapia, formação, consultoria, ensino; Os diferentes tipos de Coaching; A roda da vida e outros métodos - princípios e operacionalização; Grau de satisfação no estado actual e no estado desejado; Walk the Talk e as características dos Action Steps; Paralelismo com o modelo Grow; As perguntas em Coaching; Rapport; construir e manter a confiança; Linguagem verbal e não-verbal, sincronização; A metáfora e o significado simbólico; Crenças; como funcionam as crenças; Crenças potenciadoras e crenças limitantes; Âncoras diárias; Talentos e características de um Coach profissional - integridade, ética profissional, respeito pelo cliente, honestidade, confiança, competência; Observar de forma sistémica e conectiva; Principais modelos de Coaching: Coaching ontológico; Estudos integrais (Ken Wilber); Inner game e Coaching coactivo (Laura Whitworth, Timothy Gallwey e John Whitmore); Psicologia positiva; Programação neuro linguística (John Grinder e Richard Bandler).

Descrição: A prática de Meditação e Mindfulness tem estado cada vez mais presente na vida de muitas pessoas, atendendo aos benefícios que têm vindo a ser confirmados pela ciência não só a nível físico, como mental e emocional. De facto, são muitas as pessoas que começam a enfrentar os desafios de uma nova forma: a conseguir abrandar, a prestar atenção ao que existe no agora, tornando-se cada vez mais conscientes dos seus recursos internos. A meditação é pois, uma excelente ferramenta para se lidar com os desafios do dia-a-dia. Várias empresas reconhecidas e bastante inovadoras (como por exemplo a Google) estão a utilizar o Mindfulness para que os seus colaboradores tenham mais Inspiração, se concentrem melhor e sejam mais criativos e confiantes.

Benefícios:

Os benefícios da meditação na saúde são inúmeros. A sua prática cria um impacto biológico favorável, pois incrementa a imunidade, diminui os níveis de inflamação, aumenta a controlo emociona. A Meditação e o Mindfulness, contribuem para a libertação do apego a pensamentos e emoções, ajudando a atingir um melhor equilíbrio emocional e automaticamente, o bem-estar. É considerada uma fonte de sabedoria e de cura interior. Fortalece o bem-estar físico, emocional e mental; Desperta a essência e a força interior; Desbloqueia medos e inseguranças; Aliviar o stress e a ansiedade; Preenche um vazio emocional.

Duração: 6,5 h

Data: A definir

Horário: A definir

Objectivos: Aprender a manter a consciência no momento, o que contribui para a libertação do apego a crenças, emoções e pensamentos, de modo a atingir um bem-estar e um maior equilíbrio emocional. Atingir mais segurança e felicidade na nossa vida; Ajudar-nos a melhor observar e compreender, a encarar as nossas emoções e a influência que exercem em nós, no nosso comportamento, nos nossos impulsos. A quem se destina: a todos os adultos que queiram usufruir dos benefícios da meditação, através da abertura da mente a níveis de consciência mais profundos, com o objectivo de atingir paz interior, equilíbrio e serenidade.

Destinatários: Profissionais e colaboradores dos vários sectores, munidos de vontade de conhecimento e de melhoria contínua, de modo a fortalecer hábitos pessoais e profissionais, que permitam uma cada vez melhor inserção nos objectivos/valores da empresa, enquadrada no desenvolvimento do próprio profissional enquanto ser humano.

Receitas práticas e saborosas para o seu bem-estar físico e emocional

Descrição: A maior parte das vezes, acabamos por ingerir refeições e alimentos cheios de açúcares, farinhas processadas, gorduras saturadas, porque nem sempre temos tempo ou ideias para nos alimentarmos correctamente. Essas escolhas acabam por nos fazer sentir mal, ainda mais cansadas e sem energia. O objectivo deste workshop é abordar princípios de alimentação saudável e de bem-estar, como uma base teórico-prática. Vamos preparar várias receitas rápidas, práticas e saborosas, para os pequenos-almoços, lanches e snacks, baseadas nos fundamentos da Alimentação Saudável, para que se sinta com mais energia, mais leve e mais saudável. Destina-se a todas as pessoas com interesse pelos princípios da Alimentação Saudável, que podem adaptar ao dia a dia, que queiram fazer melhores escolhas e decisões alimentares mais positivas.

Duração: 4 h

Data: A definir

Horário: A definir, com lanche incluído

Conheça o Mindful Eating

Descrição: Quais as emoções que alimentamos com a comida? A alimentação transforma-se muitas vezes num substituto para preencher vazios emocionais. A forma como nos alimentamos compara-se à maneira como vivemos e principalmente à forma como gerimos as nossas emoções. O objectivo deste workshop é conhecer ferramentas que permitam gerir os impulsos alimentares; Aprender técnicas emocionais, motivacionais, comportamentais, para gerir as emoções que nos levam a comer em excesso; Aprender técnicas de Mindfulness aplicadas à alimentação consciente. O objectivo é ser feliz e consciente com a comida! E passar uma tarde de partilha, onde abordamos temas relacionados com o desenvolvimento pessoal e alimentar, com o objectivo de atingir um estilo de vida mais saudável e mais feliz. Perdemos muitas vezes o controle emocional pela necessidade de preencher algum vazio em outras áreas da nossa vida. Sabemos que as dietas não funcionam enquanto esse vazio não estiver preenchido. Um processo de reeducação alimentar é eficaz quando a causa emocional é integrada no nosso Ser e resolvida.

Duração: 4 h

Data: A definir

Horário: A definir

Conteúdo Programático: Princípios de uma alimentação saudável; Como SER consciente na alimentação; Como ESTAR em equilíbrio; Como EDUCAR e GERIR as emoções; Como desenvolver uma relação mais consciente com a alimentação; Como diferenciar a fome física e a fome emocional; Aprender Técnicas de Meditação e Mindfulness na Alimentação; Preparar snacks e dicas de refeições e ingredientes para preencher a fome emocional; No final do workshop, momento de partilha na apreciação dos pratos confeccionados! Sem açúcares, farinhas processadas ou gorduras saturadas.

Perder peso, alcançar bem-estar e diminuir ansiedade

Descrição: Este workshop teórico-prático, é um convite a entrarmos numa filosofia de vida mais consciente e mais saudável, assente principalmente na alimentação, mas onde abordaremos outros temas de estilo de vida saudável, dando uma perspectiva holística ao nosso bem-estar. Sentirmo-nos bem, saudáveis, com energia, está relacionado com a nossa alimentação. Então, precisamos conhecer quais os alimentos a eliminar e quais os alimentos a inserir na nossa alimentação. Mudar a alimentação pode trazer poderosas mudanças no corpo, mente e no bem-estar de um modo geral. Vamos explorar os princípios base de uma alimentação saudável, aprender técnicas de alívio de stress e ansiedade. Para aprender a conectar-se mais profundamente com o seu Eu interior. Escolher os alimentos mais nutritivos, é uma das respostas para saúde e longevidade. O que comer para perder peso naturalmente, aprender a desinchar o corpo e a sentir mais leve. Como transformar um ingrediente em várias refeições. No final do workshop, momento de partilha na apreciação dos pratos confeccionados! Sem açúcares, farinhas processadas ou gorduras saturadas.

Duração: 4 h

Data: A definir

Horário: A definir